segunda-feira, 31 de agosto de 2009
MAPA CONCEITUAL
OBJETIVOS
Desenvolver a percepção visual do entorno do nosso estado;
Identificar a localização de cada município por região;
Aprender diferentes representações históricas e culturais de cada município.
CONTEÚDO
Geografia.
ANO
1 ano do ensino médio.
TEMPO ESTIMADO
Um bimestre.
MATERIAL NECESSÁRIO
Folhas, envelopes, endereços (ruas, CEP, bairros, cidades).
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
Peça que cada aluno escreva um ofício para o Secretário (a) de Educação de cada município pedindo a eles (que preencha a ficha do trabalho e contribuam com livros, folderes, revistas, etc, para a nossa biblioteca).
2ª Etapa
Incorporar as correspondências recebidas como novas fontes de informação, sem deixar de lado a apostila elaborada pelo professor.
3ª Etapa
Este ofício tem o objetivo de coletar dados sobre: pontos turísticos, etnias, população, atividades econômicas, tipos de indústrias, produções agrícolas cultivadas, métodos utilizados para proteção da fauna e da flora, etc.
4ª Etapa
Os alunos escolhem as cidades para as quais desejam enviar a correspondência, o professor passa o endereço para mandar a correspondência, sempre com muito cuidado para não repetir municípios, utilizando o mapa político do Estado de Santa Catarina. o procedimento é orientado pelo professor Leonir Pedro Braun.
5ª Etapa
Com todo o material recebido, o professor Leonir Pedro Braun criará uma biblioteca dos municípios catarinenses, que servirá também de orientação para outros alunos da EEB Frei Manoel Philippi.
AVALIAÇÃO
Perguntar se os municípios mencionados podem ser vistos na sua região. Comparar o seu município com o do colega, através de um perfil de cada município elaborado através do material recebido e discutido as diferentes representações geográficas.
Professor Leonir Pedro Braun, Pós-Graduado em
Geografia pela Univest - Lages-SC, licenciado em
Geografia pela Uniasselvi – Indaial-SC.
Professor de Geografia de
Ensino Médio e fundamental da
EEB Frei Manoel Philippi de Imbuia - SC.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário